Apoio:

Apoiam o projeto
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 8 de março de 2009

Quando o aborto é mais grave que o estupro!


“O padrasto cometeu um delito gravíssimo, mas tal delito (o estupro), de acordo com o Direito Canônico, não é passível de excomunhão automática. O aborto é mais grave ainda”

D. José Cardoso Sobrinho, arcebispo de Olinda e Recife.

O caso está na boca do povo, em todos os meios de comunicação e chocou o mundo pela monstruosidade cometida contra uma criança de apenas 9 anos e pela postura que a Igreja Católica tomou diante do fato.

A criança – que fora estuprada pelo padrasto desde os 6 anos de idade, conforme o mesmo confessou após a descoberta de que a menina estava grávida de gêmeos – foi submetida à interrupção da gravidez. O procedimento realizado na menina está entre os permitidos pela legislação que trata do tema, já que no Brasil, o aborto é legal em casos de estupro e risco de morte para a mãe.

Diante da Sagrada Igreja, os pecadores dessa história são a mãe e os médicos. Eles, que promoveram a morte de um ser humano, mereceram a excomunhão da Igreja. O pai cometeu um delito. E a menina? Essa ‘alma’ perante a Igreja tem valor menor, não importa o que já se passou com ela e o que poderia se passar caso se mantivesse a gravidez.

A sociedade brasileira não pode mais se calar diante da hipocrisia de uma instituição caduca e irresponsável como a Igreja Católica. A declaração do arcebispo de Olinda e Recife é um desrespeito às mulheres, às crianças e pior, é uma palavra de incentivo aos criminosos, aos estupradores.

Como uma pessoa pode dizer que o aborto é algo mais grave que o estupro, qualquer estupro que seja, nesse caso, mais grave porque foi feito contra uma criança indefesa? Que perversidade representa essa Igreja, uma instituição machista, que mandava às mulheres para a fogueira, pelo simples fato de serem mulheres independentes em seus tempos?

Onde estão os defensores da vida nesse momento? Aqueles que querem promover uma nova Inquisição, uma nova caça às bruxas contra as mulheres que exercem o legítimo direito de decidir sobre suas vidas e seus corpos? Os que querem comandar uma CPI do aborto na Câmara dos Deputados para condenar as mulheres? Eles estão de que lado nesse caso? Do lado do estuprador? E a vida da menina de 9 anos, não importa?

É o triste resgate do famigerado bordão “Estupra mas não mata”.

O Brasil e a sociedade brasileira não podem mais estar coniventes com esse tipo de postura. É hora de tratarmos dessa questão como um problema social e não religioso, uma questão de saúde pública, de dever do Estado em dar assistência médica às mulheres que tomarem a difícil decisão de interromper uma gravidez.

Quanto a excomunhão, sentimo-nos - todos os que lutam pelos direitos das mulheres -, excomungados com muito orgulho.

Renata Mielli
Fonte : Janela sobre a Palavra

MedCINE

Réquien para um Sonho



--------------------------------------
CONVIDADAS:

Jaciara Bezerra Marques
- Confirmado
Médica
Professora de Gerontologia
Preceptoria de Medicina Comunitária
Especialista em Medicina de Família e Comunidade e em Saúde Coletiva


Tatiana Tostes Vieira da Costa - Confirmado
Psicóloga clínica e psicanalista
Mestre em Psicologia na linha de pesquisa: Psicopatologia e subjetividade pela UFC Professora do curso de Psicologia da Faculdade Leão Sampaio das discilinas: Ética, Teoria Psicanalítica e estágio supervisionado

--------------------------------------

Sinopse: Uma visão frenética, perturbada e única sobre pessoas que vivem em desespero e ao mesmo tempo cheio de sonhos. Harry Goldfarb e Marion Silver formam um casal apaixonado, que tem como sonho montar um pequeno negócio e viverem felizes para sempre. Porém, ambos são viciados em heroína, o que faz com que repetidamente Harry penhore a televisão de sua mãe, para conseguir dinheiro. Já Sara, mãe de Harry, é viciada em assistir programas de TV. Até que um dia recebe um convite para participar do seu show favorito. Para poder vestir seu vestido predileto, Sara começa a tomar pílulas de emagrecimento, receitadas por seu médico. Só que, aos poucos, Sara começa a tomar cada vez mais pílulas até se tornar uma viciada neste medicamento.



Debate sobre Saúde Pública

O segundo Mente Aberta, uma proposta do projeto Medicina e Arte, cumpriu com êxito o seu propósito: abrir uma nova vertente e expor um novo ângulo para ampliar ou formar uma opinião própria de cada uma das pessoas que compareceram ao evento.

O Mente Aberta teve como temática, Saúde Publica, contando com Dr. Aloísio Brasil, auditor de saúde do Crato; Murilo Siqueira, jornalista, Jamile Dias, representando a vigilância sanitária de Juazeiro do Norte; Ítalo Ney Bezerra, ex-secretário de saúde de Barbalha, Iguatu, Acopiara e Catarina.

Os convidados apresentaram-se bastante entusiasmados com a proposta do projeto e ressaltaram a importância para a formação acadêmica dos futuros profissionais de medicina, além de mostrarem-se solícitos para participarem de novos eventos com o mesmo propósito.

Além de tudo, houve grande participação do público que, no segundo momento, teve a oportunidade de expor opiniões e compartilhar dúvidas. Os questionamentos levantados foram pertinentes e as respostas, satisfatórias.

Ao final, depois de mais de três horas de debate, saímos todos, convidados e participantes, com a sensação de enriquecimento que o intercâmbio de informações nos proporciona, sendo também um bom prenúncio do que os outros Mentes Abertas ainda nos oferecerá.

Redação

M&A
_______________________


Saiu na imprensa:


terça-feira, 3 de março de 2009

Hoje tem MENTE ABERTA

DEBATE SOBRE SAÚDE PÚBLICA MOVIMENTA A CENA UNIVERSITÁRIA NO CARIRI CEARENSE

Saúde pública no Cariri, isso lhe interessa? Esta pergunta motivará o debate no “MENTE ABERTA”, uma ação do projeto de extensão universitária MEDICINA & ARTE apoiado pelo Núcleo de Extensão da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte – FMJ e Instituto Humanas - IH.

O debate acontecerá no auditório da FMJ às 18h de hoje, 4 de março de 2009, e terá a presença de nomes da Saúde Pública do Cariri, Dr. Giovani Sampaio, secretário de saúde de Juazeiro do Norte, Jamile Dias, da vigilância sanitária de Juazeiro do Norte, Dr. Ítalo Ney Bezerra, ex-secretário de saúde de Barbalha e Iguatu, Dr. Aloisio Brasil, professor de medicina interna da FMJ são os nomes confirmados para o encontro que tem como público-alvo, acadêmicos de cursos da área da saúde da região.

Será uma oportunidade dos universitários tomarem conhecimento e discutirem as questões que envolvem os serviços de saúde pública de uma maneira mais próxima, bem como, oportunidade de cumprir com um dos objetivos maiores do “Medicina & Arte” que é contribuir para formação de profissionais com maior senso crítico ante as questões sociais.

O encontro tem também o propósito de arrecadar alimentos, os quais serão distribuídos para instituições beneficentes, portanto, aqueles que desejam participar do “MENTE ABERTA” devem levar 1kg de alimento não perecível.

O debate será mediado pelo Dr. André Alencar Suliano, professor da disciplina de Saúde da Família da FMJ e orientador do projeto Medicina & Arte, bem como será enriquecido com a presença e a opinião do jornalista Murilo Siqueira, detentor de grande senso crítico e conhecimento dos fatos que movimentam o Cariri.

Redação
M&A

domingo, 1 de março de 2009

Mente Aberta 4 de março

Quarta-feira, 18h, tem MENTE ABERTA.
Será realizado no auditório da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte – FMJ.
Trata-se de um debate acerca de saúde pública com gestores e profissionais de saúde da região.




Dr. André Alencar Suliano
Facilitador do Debate





CONVIDADOS:


Murilo Siqueira - Confirmado
Jornalista

Dr. Ítalo Ney Bezerra
- Confirmado
Farmacêutico
Ex-secretário
de Saúde de Barbalha, Iguatu e Catarina

Jamile Dias Gonçalves - Confirmado
Farmacêutica
Vigilância Sanitária de Juazeiro do Norte

Dr. Aloisio Brasil - Confirmado
Médico Intensivista

Dr. Giovani Sampaio - Confirmado
Médico
Secretário
de Saúde de Juazeiro do Norte

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

MedDICA

---------------------------------------------
ATUALIZAÇÃO 2 DE MARÇO:
Ganhadores do mês:
Candice Borges
Fladson Muniz

Cada um ganhou 2 locações!
---------------------------------------------


.:: Concorra a 4 locações de Filmes ::.

Serão 2 ganhadores, cada um terá duas locações
Coloque nome e e-mail
Divulgaremos o vencedor dia 30 de fevereiro
Caso não tenha cadastro leve comprovante de endereço, RG e CPF(Rua Padre Cícero 740 em Juazeiro do Norte)

Seja um cliente on-line da avalon locadora: avalon.locadora@hotmail.com

CLICK AQUI PARA CONCORRER!


Vermelho Como o Céu
Um garoto apaixonado por cinema fica cego, devido a um acidente. Enviado a um instituto em Gênova, lá ele descobre um gravador e passa a criar suas próprias estórias.

seta3.gif (99 bytes) Ficha Técnica seta3.gif (99 bytes) Elenco
seta3.gif (99 bytes) Sinopse seta3.gif (99 bytes) Críticas
seta3.gif (99 bytes) Pôsters seta3.gif (99 bytes) Imagens
seta3.gif (99 bytes) Premiações seta3.gif (99 bytes) Curiosidades


Ônibus 174
O diretor José Padilha apresenta uma investigação sobre os acontecimentos em torno do sequestro de um ônibus no Rio de Janeiro, ocorrido em junho de 2000.

seta3.gif (99 bytes) Ficha Técnica seta3.gif (99 bytes) Elenco
seta3.gif (99 bytes) Sinopse seta3.gif (99 bytes) Críticas
seta3.gif (99 bytes) Pôsters seta3.gif (99 bytes) Imagens
seta3.gif (99 bytes) Premiações seta3.gif (99 bytes) Curiosidades

Vitória dos estudantes da UNIESP! Faculdade recua sobre turmas mistas e suspensão de bolsas de estudos

A direção também readmitiu os professores que apoiaram o protesto dos alunos

Após dias de manifestações dos alunos, o mantenedor da Faculdade Renascença de São Paulo (UNIESP) o professor Fernando Costa, recuou em relação a medida que alterava a grade curricular, unindo turmas de semestres diferentes para reduzir custos e diminuir o quadro de professores.

A direção da instituição também se comprometeu a não retirar as bolsas de estudos dos que participaram do ato e readmitiu os professores que apoiaram o protesto dos estudantes. Ainda nesta semana, a UNIESP receberá os estudantes para discussão de seu projeto pedagógico.

"Estamos pressionando a faculdade para realizar a reunião o mais rápido possível, pois não queremos retroceder na luta pelos nossos direitos e não vamos deixar esvaziar o nosso movimento por qualidade de ensino", disse a vice-presidente da UNE em São Paulo, Ana Flávia Marques.

Desde o início da semana, estudantes realizaram uma série de protestos em defesa da qualidade de ensino. A primeira manifestação durou cerca de 10 horas. "Permanecemos o dia todo na porta da faculdade como forma de pressionar para garantir a qualidade de ensino", relatou Ana Flávia.


Redação UNE
http://www.une.org.br/

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Relato sobre o MedCINE

Bicho de Sete Cabeças

O Medicina & Arte retorna às suas atividades em 2009 sugerindo como tema tratamento de pacientes com doenças mentais e de certo modo o abuso de álcool e drogas para as discussões no primeiro MedCINE deste novo ano. Para tratar de tal exibiu o nacional “Bicho de Sete Cabeças” e contou com o médico psiquiatra Pedro Jorge como condutor do debate.

O filme, baseado em história real de Wilson Neto - interpretado por Rodrigo Santoro -, retrata as dificuldades de relacionamento de familiares com entes envolvidos em drogas de abuso, e mostra o antigo sistema de tratamento destes “doentes” que ocorria em casas de saúde mental (manicômios), além de caricaturar a hipocrisia da sociedade em cobrar as mudanças (a abstinência de Neto) sem se verem doentes do mesmo mal (o cigarro dos familiares de Neto e o vício medicamentoso do médico psiquiatra do manicômio).

No debate, foram enfatizadas pelo ilustre convidado as mudanças nos métodos de tratamento psiquiátricos e nas instalações dos hospitais psiquiátricos ao longo do tempo, tendo o cuidado de esclarecer os principais pontos contrapostos no filme. Mais do que perguntas, a platéia pode explanar suas devidas conclusões e experiências com o sistema psiquiátrico no Brasil e com condutas aos doentes mentais e abusadores de drogas ilícitas ou não...

Com retornos de um momento bastante proveitoso para os presentes, o Medicina & Arte vem enfatizar a necessidade de uma constante e plena discussão sobre assuntos (de certa forma) à parte da área médica, pertinentes a uma reflexão e mudança dos problemas sociais em maior debate atualmente, além de reforçar o convite a todos a participarem das atividades de 2009.

Redação
Thiago Gabriel

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Facilitador do MedCINE

Dr. Pedro Jorge confirmou presença para o debate sobre o filme BICHO DE SETE CABEÇAS que será exibido durante o MedCINE desta quarta-feira, 11 de fevereiro, às 18h no auditório da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte - FMJ.

Quem? Dr. Pedro Jorge possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (1975) , especialização em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (1997) e aperfeicoamento em Psychiatrie pela Universite Catholique de Louvain (1981) . Atualmente é Professor Assistente da Sociedade de Ensino Superior do Ceará, Médico da Câmara Municipal da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, Médico Psiquiatra da Casa de Saúde Santa Teresa e Professor da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Medicina , com ênfase em Saúde Pública.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.