Apoio:

Apoiam o projeto
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Sete Curiosidades na "Lição de Anatomia do Dr. Tulp" de Rembrandt van Rijn


Este óleo sobre tela em estilo barroco fora encomendado pela Associação de Cirurgiões de Amsterdã e retrata uma aula de anatomia do Dr. Nicolaes Tulp. Concluída em 1632 pelo pintor holandês Rembrandt Harmenszoon van Rijn, tornou-se a obra de arte mais conhecida pelos médicos.



Vale a pena destacar alguns detalhes pitorescos do quadro:



  1. O nome do pintor e a data da conclusão da pintura podem ser vistos em um quadro de avisos pendurado na parede ao fundo do laboratório de anatomia. Rembrandt, para não macular sua bela obra, preferiu não colocar sua assinatura como se faz usualmente.

  2. O aluno mais próximo do Dr Tulp tem à mão uma folha de papel, na qual imaginava-se que estavam escritos os nomes dos músculos do antebraço que estão sendo mostrados, impressão que se desfaz quando percebe-se que, imediatamente acima do chapéu do Dr. Tulp, há uma pincelada grafando o número 1. Assim, o primeiro nome da lista é o do Dr. Tulp, os outros sete números correspondem ao nome dos alunos presentes na aula.

  3. A obra contém um erro onde menos se podia esperar: Os músculos flexores superficiais, na pintura, estão nascendo do epicôndilo lateral (aqui, na verdade, originam-se os músculos extensores e supinadores do antebraço.) Os músculos flexores superficiais do antebraço se originam do epicôndilo medial do úmero.

  4. O corpo dissecado pertencia a Adriaan Adriaans, também conhecido por Aris Kint, um ladrão que havia sido enforcado por roubo.

  5. Estudiosos da pintura acreditam que o braço esquerdo pintado não é o braço de Aris Kint, mas de um outro cadáver previamente dissecado por Tulp (É bastante perceptível que o antebraço esquerdo é maior que o direito).

  6. Segundo mostrou o raio X da pintura, inicialmente a mão direita do cadáver não tinha dedos. Rembrandt pintou-a posteriormente com base na mão de outra pessoa (É uma mão delicada, com unhas bem cortadas, nada lembrando a de um ladrão). Considera-se a possibilidade de Aris Kint ter tido a mão cortada quando ainda vivo, pois no século XVII, em algumas situações, havia na Holanda a prática jurídica de se amputar a mão do ladrão como pena prévia à pena capital.

  7. A Lição de Anatomia do Dr. Tulp está exposta no Museu Mauritshuis, Em Haia, interior da Holanda. A casa onde funciona o Museu pertenceu ao colonizador Maurício de Nassau, e no subsolo encontram-se expostas gravuras de Debret enforcando o Brasil.










REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BEZERRA, A.J.C.; DIDIO, L.J.A.; PIVA JÚNIOR, L. Dissecation of Rembrandts Anatomy of Dr. Nicolaas Tulp. Arch. Ital. Anat. Embriol., 96(2): 153-164, 1991.

Fonte: http://medicineisart.blogspot.com

 
Ouça o MedCast!
Você não sabe nem o que é podcast?
Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital publicado através de podcasting na internet. Também pode se referir a série de episódios de algum programa quanto à forma em que este é distribuído.
Como fazer para acessar o podcast?
  • Na apple (iphone, ipad ou iMac): Abra o aplicativo “podcast” (todo aparelho tem este aplicativo) do seu celular ou iPad e busque por “MedCast”. Você vai encontrar nossa logomarca. É só clicar em “Assinar”;
  • No android: Baixe o aplicativo “SoundClound” e busque por “MedCast” e salve nossa transmissão por lá;

2 comentários:

formaxima.com disse...

Olá passei para conhecer seu blog ele
é not°10, show, espetacular desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS
ilumine seus caminhos e da sua familia
Um grande abraço e tudo de bom
Ass:Rodrigo Rocha

Rikardo disse...

Muito boa as curiosidades,acabei caindo aqui através de uma pesquisa sobre esta obra.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.