Apoio:

Apoiam o projeto
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 23 de abril de 2011

Antes de Partir

para quem pediu as fotos desta sessão...


comentário sobre o filme "Antes de partir" e sobre a vida da Dra Gil...
 

Após a exibição do filme iniciou-se o debate com a Dra. Gil Gomes Bezerra. enfermeira e paciente em tratamento na área oncológica. Dr. André Suliano fez as honras de apresentação e deu o “pontapé” inicial. Dra. Gil começou relatando desde o princípio da doença, do diagnóstico, o aspecto emocional, seu e de familiares, a cirurgia que se submeteu e a quimioterapia em seguida. Relatou sobre sua juventude, afirmando que sempre foi extrovertida.

A primeira pergunta abordou a 1ª sessão de quimioterapia e a convidada falou que essa se deu dois meses após a cirurgia e que sua maior preocupação era com seu cabelo. Também referiu que sentimentos como medo e angústia assolavam sua cabeça, fora os efeitos fisiológicos em resposta a medicação, como vômitos, diarréia e raciocínio afetado. Apesar disso, relatou sempre estar alegre e tentar alegrar os outros pacientes, mas que cada pessoa reage de maneira diferente. Afirmou que uma amiga de 25 anos, odontóloga, que também foi diagnosticada com CA, faz quimioterapia todos os dias pela manhã e trabalha no período da tarde e possui um blog com informações para as pessoas que se encontrem na mesma situação, incluindo a alimentação que tem de ser diferenciada(Blog da Lara).

Em seguida foi indagada sobre a humanização no atendimento dos pacientes oncológicos. Respondeu que humanização é importante, mas o que mais lhe interessa é a confiança que o seu médico passa e que ele acerte sua medicação (tipo de medicamento, dosagem etc.). Afirmou que percebe dificuldade em os médicos escutarem seus pacientes.

Foi questionada a respeito de o que aprendeu sobre a vida com essa experiência. Relatou que já vivia intensamente e após isso, vive mais ainda. E que o indivíduo se torna mais humilde, mais tolerante e que há uma inversão de valores. Aprendeu a dar mais valor à afeição das pessoas, a cultura, a formação dos filhos, a família, a ser útil para as pessoas. Disse que pensava em coisas como música, cores e sabores para não pensar na doença e na dor física sentida na UTI.

Foi indagada se houve mudança em sua vida sexual e respondeu que no início há uma baixa radical, pois além do mau aspecto psicológico que a doença provoca o aspecto físico também não está bem e afirma que pacientes como ela tem infecções de repetição nos órgãos genitais, estomatite aftosa, fissuras anais, mas que tem libido, que seu marido é muito compreensível em relação a esse quesito e que sempre que há possibilidade faz sexo. Também afirmou que o relacionamento é muito importante no apoio à doença e que há diferença entre homens e mulheres na presença do companheiro nas sessões de quimioterapia e na doença em geral. Diz que percebeu que quando o paciente é o homem, a mulher quase sempre ou sempre está presente dando apoio, o que não se dá ao contrário, ou seja, quando a afetada é a mulher, quase nunca o homem está com ela, apoiando-a.

Dra. Gil fez algumas críticas ao sistema público de saúde e aos Cursos Saúde e Medicina de uma forma geral. Dentre outras afirmou que pilhas de medicamentos passam do prazo de validade, são incinerados e não chegam aos que necessitam.

Ao final Dra. Gil afirmou que diariamente prepara os filhos para o que pode vir a acontecer e quer que eles se preparem para ser independentes. A convidada agradeceu muito o convite e afirmou que os futuros profissionais da saúde só tem uma forma de fazer a diferença: se preparar muito para ajudar seus pacientes.

Dr. André que pontuou alguns assuntos importantes, valorizou o discurso da convidada e fez um apelo para repensarmos nossos valores.

Logo após foi feito o sorteio de um jantar com acompanhante na Saboreart.e, duas locações de filmes na Avalon Locadora e uma inscrição do XXV Outubro Médico. Após o sorteio Dr. André agradeceu a presença de todos e encerrou a sessão.


Medicina & Arte






















Nenhum comentário:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.