Sábado 16/01/2009
- TV Globo, às 7h15
- Globo News, às 13h05
Quarta 20/01/2009
- Canal Futura às 16h30
Veja mais: http://globouniversidade.globo.com
Milionário rasga acidentalmente O Sonho, de Picasso
|
![]() |
O Sonho, de Picasso O magnata de Las Vegas Steve Wynn terá de desistir da venda do quadro de Picasso O Sonho, pois rasgou a tela com uma cotovelada quando a exibia para alguns amigos, informou nesta quarta-feira a imprensa norte-americana. Wynn acabara de vendê-lo ao colecionador de arte Steven Cohen por US$ 139 milhões, o preço mais alto pago na história por uma obra de arte. Quando já tinha fechado o negócio, quis mostrar o quadro a uns amigos antes de entregá-lo a seu novo dono. Em um dado momento o multimilionário levantou o braço para mostrar-lhes um detalhe e, ao descê-lo, deu uma cotovelada na tela que fez um buraco do tamanho de uma moeda, segundo o relato de Nora Ephron, testemunha do fato. "Seu cotovelo bateu contra o quadro", que ficou com "um buraco negro do tamanho de uma moeda de um dólar", assegurou Ephron. Aparentemente, Wynn sofre de uma doença ocular que afeta a visão periférica. Sua reação foi tranqüila porque, segundo a testemunha, se limitou a dizer: "olha só o que fiz. Graças a Deus que fui eu". O escritório do magnata, proprietário de vários cassinos famosos de Las Vegas, confirmou a história de Ephron. Wynn tinha comprado O Sonho (1932), no qual Picasso retratou sua então amante Marie-Thérèse Walter, por US$ 48,4 milhões em 1997. |
Um Caminhão Teatro e um pianista que levam a música clássica para todo o país com apresentações gratuitas em praças públicas. Este é o projeto “Um Piano pela Estrada”, criado em 2002 pelo mais famoso pianista brasileiro, Arthur Moreira Lima, e que conta com patrocínio da Petrobras desde 2007. A iniciativa tem o objetivo de promover a inclusão social e musical, apresentando concertos nacionais e internacionais a uma população que dificilmente teria acesso a esse tipo de espetáculo.
No Caminhão Teatro, um Scania que se transforma em palco em apenas uma hora, o pianista interpreta obras de Bach, Mozart, Beethoven, Chopin, Pixinguinha, Villa-lobos, Ernesto Nazare, Luiz Gonzaga, Astor Piazzolla, entre outros compositores da musica clássica e popular. Acostumado a tocar nas principais salas de concertos do mundo, Moreira Lima se apresenta no palco do caminhão com 45 metros quadrados de área de cena, de onde interage com a platéia, falando sobre os autores, suas inspirações e obras.
O projeto já percorreu mais de 100 mil quilômetros e passou por quase todos os estados brasileiros. As apresentações já foram assistidas por mais de meio milhão de pessoas. Todo o aparato de transporte e montagem do espetáculo é gerenciado por uma equipe de profissionais, que inclui, além do pianista, produtor, engenheiro de som e luz, operador de telão, técnico em afinação e regulagem dos pianos, além de quatro motoristas.
FONTE: Blogpetrobras em http://migre.me/fq1O
Twitter: http://twitter.com/danielcoriolano