Apoio:

Apoiam o projeto
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Fanzine Medicina & Arte

O termo fanzine surgiu da contração das palavras inglesas Fanatic – em português “fã” – e Magazine – “revista” –, feita por Russ Chauvenet em 1941 para nomear as publicações artesanais que começavam a surgir nos Estados Unidos. Essas publicações veiculavam artigos e curiosidades sobre ficção cientifica, tinham pequena tiragem e intenso tráfego/distribuição pelo correio.

Alguns estudiosos do assunto consideram fanzine somente a publicação que traz textos, informações, matérias sobre algum assunto. Quando a publicação traz produção artística inédita seria chamada Revista Alternativa. No entanto, o termo fanzine se disseminou de tal forma que hoje engloba todo tipo de publicação que tenha caráter amador, que seja feita sem intenção de lucro, pela simples paixão pelo assunto enfocado.

Os fanzines são o resultado da iniciativa e esforço de pessoas que se propõem a veicular produções artísticas ou informações sobre elas, que possam ser reproduzidas e enviadas a outras pessoas, fora das estruturas comerciais de produção cultural.

Outra característica do fanzine é que este está intimamente ligado à atividade cultural, à sua divulgação e ao prazer de se estar envolvido nela. Os fanzines podem ser de música, poesia, cinema, quadrinhos, literatura etc. Não são fanzines os diversos boletins e informativos de associações comerciais, de ordens religiosas, de organizações e empresas diversas, mesmo que muitas vezes estes boletins sejam mantidos dando prejuízo.



Lançaremos quatro edições durante este semestre, uma a cada mês. A primeira edição será distribuida a partir de 2 de março. Disponibilizaremos uma seção do leitor, caso você deseje participar encaminhe seu texto, charge ou qualquer coisa que possa ser impressa, para nosso e-mail, medicinaearte@yahoo.com.br.

Nenhum comentário:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.