Apoio:

Apoiam o projeto
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Relato sobre o MedCINE

Bicho de Sete Cabeças

O Medicina & Arte retorna às suas atividades em 2009 sugerindo como tema tratamento de pacientes com doenças mentais e de certo modo o abuso de álcool e drogas para as discussões no primeiro MedCINE deste novo ano. Para tratar de tal exibiu o nacional “Bicho de Sete Cabeças” e contou com o médico psiquiatra Pedro Jorge como condutor do debate.

O filme, baseado em história real de Wilson Neto - interpretado por Rodrigo Santoro -, retrata as dificuldades de relacionamento de familiares com entes envolvidos em drogas de abuso, e mostra o antigo sistema de tratamento destes “doentes” que ocorria em casas de saúde mental (manicômios), além de caricaturar a hipocrisia da sociedade em cobrar as mudanças (a abstinência de Neto) sem se verem doentes do mesmo mal (o cigarro dos familiares de Neto e o vício medicamentoso do médico psiquiatra do manicômio).

No debate, foram enfatizadas pelo ilustre convidado as mudanças nos métodos de tratamento psiquiátricos e nas instalações dos hospitais psiquiátricos ao longo do tempo, tendo o cuidado de esclarecer os principais pontos contrapostos no filme. Mais do que perguntas, a platéia pode explanar suas devidas conclusões e experiências com o sistema psiquiátrico no Brasil e com condutas aos doentes mentais e abusadores de drogas ilícitas ou não...

Com retornos de um momento bastante proveitoso para os presentes, o Medicina & Arte vem enfatizar a necessidade de uma constante e plena discussão sobre assuntos (de certa forma) à parte da área médica, pertinentes a uma reflexão e mudança dos problemas sociais em maior debate atualmente, além de reforçar o convite a todos a participarem das atividades de 2009.

Redação
Thiago Gabriel

Nenhum comentário:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.