Apoio:

Apoiam o projeto
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Esperando Cumande

O espetáculo Esperando Cumade Daiana, da Cia de Teatro Livremente, abre a I Semana de Arte e Cultura durante a Semana FMJ 2008. Com toda qualidade que lhe é característica a companhia trouxe ao auditório da FMJ, na noite do dia 20 de outubro, o riso, e com isso “liberação de serotonina”. Com a simplicidade da cena nordestina aliada a percepção dos artistas em comunicar-se com o público a peça aborda com propriedade os costumes da vida interiorana com suas crenças e fantasias que no caso, está na figura da “Cumade Daiana”, princesa Daiana para os não íntimos. O nosso projeto tem participado com muita propriedade da organização da Semana FMJ 2008 e com isso recebendo elogios dos que observam nossas intervenções. Participem das oficinas, jogos, apresentações científicas, peças e demais ações durante esta semana em nossa instituição. É um momento de integração, onde nos proporciona oportunidade de novas amizades e novos conhecimentos.


A peça:
Com um tema genuinamente nordestino, a comédia Esperando Comadre Daiana, escrita pelo dramaturgo Emmanuel Nogueira - premiado em concursos de dramaturgia nacional e local, com destaque para os primeiros lugares no “Premio Funarte de Dramaturgia/2005 - Região Nordeste” e no “4º Concurso Nacional de Dramaturgia - Premio Carlos Carvalho – de Porto Alegre – RS, conta a história de duas mulheres recatadas, nordestinas e interioranas (Esmeralda e Venância) que resolvem fazer da criada (Perpétua) a afilhada da princesa Daiana. Elas acreditam cegamente que esta ação trará reconhecimento, fama e fortuna, mudando para sempre suas simplórias vidas de mulheres do interior. Para verem seus sonhos realizados escrevem uma carta a princesa Daiana, dando notícia do batismo e da tão aguardada visita.
Deste modo, a peça faz um passeio pelas crenças e costumes que envolvem a cultura nordestina. E, a partir do riso, elabora uma crítica a esse narcisismo As avessas, a essa idolatria ao outro, ao estrangeiro, que insiste em emparedar todos nós – cearenses/nordestinos, afinal, deixa-se de (re)conhecer os valores locais em benefício de valores outros, distantes, construído de modo vertical e homogêneo pela mídia e a indústria do entretenimento.

Nenhum comentário:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.