Apoio:

Apoiam o projeto
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Sensibilidade no MedCINE



Um breve comentário

Terça-feira, 28 de outubro, o MedCINE trouxe mais um filme interessante para os alunos da FMJ, DOUTORES DA ALEGRIA. Para facilitar o debate tivemos as ilustres presenças de Dr. David Negrão e Dra. Geni Balaban.
O filme de Mara Mourão, Doutores da Alegria, relata o trabalho de "palhaços" que visitam hospitais à procura de crianças doentes, para diverti-las, dar a elas esperanças, de que ainda não é o fim da jornada. E até dar aos pais uma sensação de conforto, saber que há pessoas no mundo que sabem pelo que estão passando. As histórias expostas no documentário são belíssimas. Trazem fortes emoções ao público sem precisar de muitos efeitos especiais. A trilha sonora, músicas clássicas tocando ao fundo, dá uma sensação de tranqüilidade, que deixa o filme melhor ainda de assistir. O filme é lindo de ver, você consegue se sentir bem ao saber que ainda restam muitas pessoas boas no mundo, que te ajudam, sem querer nada em troca.
Câmeras camufladas como bichos de pelúcia captam a emoção e o envolvimento das crianças quando chegam os palhaços. O dia-a-dia comum destas pessoas e a arte de fazer abrir um sorriso quando se transformam em personagens animados são captadas de maneira sensível. A iniciativa inédita faz do documentário a primeira união entre terceiro setor e cinema no Brasil. O longa foi premiado no Festival de Gramado de 2005.
Sobre o debate tivemos a oportunidade de ouvir algumas das experiências vividas pelos professores convidados que contribuíram bastante não só para a nossa formação médica como também para nossa formação enquanto ser humano. Dra Genir Balaban, por exemplo, relatou sobre a importância trabalho desses palhaços para a melhoria do estado psicomental em que se encontravam aqueles “pacientizinhos” que muitas vezes eram crianças muito jovens com patologias muito graves, mas que correspondiam a animação daqueles palhaços. Dr Davi Negrão também comentou e até fez uma pergunta para todos que estavam presentes: “quem teve a sensação, após ter assistido o filme, de querer mudar o mundo e ser como os Drs da alegria?”. Falou também que “nunca o médico deve ’desistir’ do paciente”, deve, portanto está sempre preparado para ajudá-lo e, sobretudo, lutar por ele.
Assim transcorreu o debate. Muitos outros comentários foram feitos por alguns acadêmicos presentes e até mesmo experiência vividas pelos mesmos.
O projeto de extensão Medicina & Arte, tenta contribuir com uma formação dotada de senso crítico e sensibilidade e despido de qualquer prepotência ou envaidecimento ante aos elogios que tem recebido, achamos que o MedCINE tem contribuído sobremaneira para isto.

ELAINE ANGELO – MEDICINA & ARTE

Nenhum comentário:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.